Época 2021/2022
23 Janeiro 2023
Traçados os caminhos de uma época difícil marcada pela Covid-19, em que a Academia se transcendeu e deu uma enorme resposta às adversidades que surgiram, é tempo de olhar o futuro que se avizinha.
A nova época iniciou e trouxe novos projetos, novas caras, uma nova estrutura, mas a mesma ambição de continuarmos a nossa missão: FORMAR.
IFT 48H CAMP
A primeira aventura de uma época maravilhosa! Decorreu nos dias 10 e 11 de Julho, o primeiro "IFT48h Camp". Os jogadores tiveram a oportunidade de passar um fim-de-semana em "modo profissional" usufruindo de um estágio de 48 horas com profissionais qualificados. Na esfera da prática os atletas desfrutaram de várias horas de treino de desenvolvimento individual, um módulo de introdução à observação onde abordamos a intervenção e impacto das ações Individuais no jogo coletivo, bem como um momento de lazer e muita diversão na piscina.
ESTÁGIO – AZURARA PARQUE AVENTURA
O nosso estágio de pré-época destinado aos nossos jogadores de futebol de 11 decorreu num fim de semana de outubro. Local privilegiado para atividades como a canoagem, caça ao tesouro noturna, tiro com arco, tiro á lata e ainda air bungee. Neste período de pré-temporada é espaço temporal destinado às habituais avaliações médicas e físicas, surgindo como uma fase de preparação das equipas, no qual a Academia organizou este estágio com o objetivo de a complementar esta etapa com a criação de laços no seio do grupo, para que os nossos atletas sejam isso mesmo – um grupo/família.
ESTÁGIO – ACADEMIA DE FUTEBOL CLIP
E claro está que os mais novos também vivenciaram um estágio, mas com um formato adequado às suas idades. Chegou finalmente o tempo de voltarmos aos nossos sorrisos e, para isso, nada melhor do que um convívio de dois dias entre treinadores e jogadores. Houve tempo para tudo, momentos repletos de alegria e superação, entre jogos, brincadeiras, mergulhos, remates, golos e muitos outros, houve também tempo para risota e gargalhada. Treinadores e jogadores aumentaram a sua proximidade para que o futuro seja ainda mais risonho e nos momentos de dificuldade estejamos bem unidos para que nada se torne difícil de ultrapassar. Acreditamos que estamos mais fortes do que nunca e que juntos somos mais fortes!
Com o arranque dentro de linhas da época surgem momentos que nos enchem de orgulho: Maria Cruz e Rita Melo Representam a Seleção Distrital da A.F.P. no torneio Interassociações. Quer a Maria e quer a Rita são jogadoras na nossa Academia desde os seus 7/8 anos e competem no nosso escalão de SUB 15 misto do campeonato da AFP. Foi com enorme satisfação que vimos as nossas jogadoras a espalharem a sua magia nos relvados deste torneio. Importa também salientar o imenso orgulho nos jogadores que integram a equipa de SUB 17. As palavras de ordem sempre presentes como: responsabilidade, compromisso, amizade fazem destes nossos jogadores pessoas especiais.
JOANA SENRA, MARIA CRUZ e RITA MELO REPRESENTAM A SELEÇÃO DISTRITAL DA A.F.P. NO TORNEIO INTERASSOCIAÇÕES.
A Joana juntou-se à Academia há cerca de 3 anos e juntamente com ela ainda contamos com a Maria e quer a Rita que são jogadoras na nossa Academia desde os seus 7/8 anos. Todas competem no nosso escalão de SUB 15 misto do campeonato da AFP. Foi com enorme satisfação que vimos as nossas jogadoras a espalharem a sua magia nos relvados deste torneio. Importa também salientar o imenso orgulho nos jogadores que integram a equipa de SUB 17. As palavras de ordem sempre presentes como: responsabilidade, compromisso, amizade fazem destes nossos jogadores pessoas especiais.
PRIMEIRAS INTERNACIONALIZAÇÕES POR PORTUGAL
A nossa Rita Melo foi convocada a integrar o grupo de trabalho da Seleção Nacional Feminina SUB 16 na qual teve oportunidade de disputar dois jogos particulares. Após estes jogos, rapidamente, a Rita conquistou o seu espaço e foi chamada novamente para a preparação do Torneio da UEFA, desta vez no algarve. A capitã da nossa Academia voltou a estar em destaque nos jogos contra a Inglaterra e Alemanha. Uns meses mais tarde rumou a Inglaterra soma Seleção nacional Feminina SUB 16. Que ano especial, onde a recompensa do trabalho exigente e rigoroso chegou! E foi recebida com um enorme sorriso e orgulho por parte da Academia. Mas este sentimento não se reflete só na Rita, mas sim em todos os treinadores e coordenadores que trabalham em prol dos jogadores, estando sempre bem presente o lema da nossa missão: formar e potenciar! E este momento mágico presenteou duas vezes a Academia, pois após a chamada da nossa Rita foi a vez da nossa Maria Cruz. Mais uma vez a nossa jogadora Maria Cruz não desiludiu pois foi uma das eleitas para os particulares da Seleção Nacional sub-15 frente à Bélgica, disputados na Cidade do Futebol. Naquela que foi a primeira experiência como internacional pela equipa das quinas, as comandadas de Ricardo Tavares asseguraram a vitória com um golo, com a nossa Maria em campo, a dar o seu contributo à equipa.
O FUTEBOL FEMININO CHEGA À ACADEMIA
É com enorme orgulho que este ano demos o pontapé de saída com o Futebol Feminino na Academia. Foi com enorme surpresa, mas também enorme satisfação que recebemos meninas novas semana após semana, que pretendiam não só experimentar a modalidade, como pertencer à nossa equipa. Estamos a construir um mundo novo na nossa Academia! As nossas jogadoras que integram e continuam a integrar as nossas equipas mistas, ficaram maravilhadas com este novo projeto, pois tem oportunidade de treinar, crescer e evoluir nos dois mundos do futebol em simultâneo. Continuamos com imensa vontade de dar continuidade a este projeto porque acreditamos que o Futebol Feminino está em galopante crescimento e desenvolvimento e são clubes como o nosso que devem investir e trazer à modalidade uma aposta de valor e com qualidade. Asseguramos que quem experimenta não larga mais!
ACADEMIA DE FUTEBOL CLIP NA FESTA DO FUTEBOL FEMININO
A Festa do Futebol Feminino é um evento com 10 anos de tradição decorreu na Cidade do Futebol e movimentou cerca de 800 meninas dos escalões de sub-13 e sub-15. É um momento marcante, quer pelos jogos e atividades quer pelo convívio com as diversas escolas e clubes que nele participam. Relativamente à vertente desportiva, naquela manhã, realizarão cinco jogos e, para finalizar esta jornada, nada melhor receber o prémio de Campeãs Nacionais da Festa do Futebol Feminino no escalão SUB 15 na final da Taça de Portugal Feminina no estádio de Jamor. Foi vibrante a atmosfera com a qual ergueram a taça. Momentos inesquecíveis! Importa salientar que estes momentos têm um enorme significado para a Academia enquanto entidade formadora, por se traduzirem como de enorme enriquecimento para todas estas meninas, potenciando a cultura desportiva já vivida no seio da Academia. Lançando novamente o olhar para o interior da nossa Academia é tempo de falar das nossas equipas.
TREINADORES-ADJUNTOS NA FORMAÇÃO E JOGADORES DOS SUB 17
São conhecedores dos valores da formação nomeadamente do que é ser CLIP. Meninos que querem muito aprender mas também passar a mensagem aos mais novos de que continuar no CLIP traz vantagens desportivas mas também humanas. E com este espírito que desenvolvem competências de treinadores quando trabalham e acompanham os escalões mais novos. Parabéns!
TEMPO DE LIBERDADE E CRIATIVIDADE - SUB 8
A época terminou... colocando em retrospetiva esta época desportiva, é incrível podermos olhar para trás e reviver todos os momentos de treinos, jogos e confraternização que nos proporcionou. Não há como não ficarmos orgulhosos por termos sido sempre competitivos sem nunca descurarmos a vertente formativa. Se houve mote que nos guiou foi, sem dúvida, o que nos distingue dos demais – uma formação com valores e repleta de amizade. Relativamente ao período competitivo de final de época as palavras de ordem foram liberdade e criatividade. Assim, e por já serem conhecedores do jogo, das suas dinâmicas e do que pretendemos, foi tempo de os deixarmos serem livres, criativos, variáveis, e explorarem o jogo na sua plenitude e em função das suas características.
FUTEBOL, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - SUB 9
Esta época foi bastante positiva. Numa primeira fase demoramos a mostrar o nosso real valor, no entanto o nosso crescimento individual e coletivo deu um salto qualitativo. Importante referir que estas etapas pelas quais passamos foram benéficas para o desenvolvimento da confiança dos meninos, tão importante neste seu primeiro contacto com o futebol de 7. Trabalhamos dia após dia para seremos mais exigentes e sermos capazes de enfrentar as diversas adversidades no sentido de potenciar o nosso crescimento. Assim, encaramos cada jogo com a máxima força, respeitando sempre os nossos adversários, com a ambição de sermos protagonistas e promovermos o nosso crescimento individual e coletivo. O grande objetivo passa por sermos cada vez mais competentes e que estão ainda mais capazes para enfrentar a próxima época.
O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO FORMATIVO - SUB 10
Época fantástica! Na fase regular estivemos perante um contexto extremamente exigente, com equipas de elevado nível competitivo, importante para o nosso enquanto equipa e enquanto jogador individual. Desta forma, a catalisadora e constante necessidade de darmos resposta aos constrangimentos com os quais nos íamos debatendo ao longo das semanas, traduziu-se na passagem à próxima fase igualmente exigente e enriquecedora. Mas acreditamos que esta condição acaba por ser um estímulo impulsionador para que os processos da equipa se continuem a desenvolver, ambicionando naturalmente o melhor desempenho possível, de modo a dignificarmos a equipa e a Academia.
UM CRESCIMENTO SUSTENTADO NUM ACREDITAR - SUB 11/12
A época proporcionou-nos um conjunto de experiências importantes no crescimento da equipa. Uma época de transição que tem provado que juntar dois escalões foi, sem dúvida alguma, uma decisão acertada por parte da Academia. Com um começo de ano muito interessante a nossa equipa cedeu um pouco nos primeiros jogos oficiais, mas aos poucos, e fruto de muito trabalho, a equipa uniu-se, ganhou confiança, e os resultados desportivos e evolutivos começaram a evidenciar-se. Houve uma enorme curiosidade no crescimento destes nossos jogadores, não só pela resposta que foram dados aos estímulos, mas por se evidenciar como grupo, característico e único, que aliou a qualidade individual a uma enorme vontade se superarem em cada treino e jogo. O sentimento de orgulho e alegria foi constante e terminamos mais um ano com uma equipa competente onde reina a confiança e a união. Sentimos que ao longo do ano caminhamos sempre desta forma, mas chegando ao fim notamos apenas uma pequena diferença: cada vez mais JUNTOS.
O DESENROLAR DE UM PROCESSO AQUISITIVO - SUB 15
O desenrolar desta época foi excecional, não só pela consequência da equipa ter assegurado a presença na fase final, mas pelo desenvolvimento individual e coletivo que se conseguiu na fase de subida. Foi um percurso difícil, com muitos e diferentes constrangimentos ao longo das semanas. No entanto, o processo foi facilitado devido à rápida assimilação da nossa ideia por parte de todos os jogadores. A consequência dessa assimilação, ditou o bom desempenho coletivo, associado naturalmente à potenciação de cada um no plano individual. Fomos uma equipa coesa e competente e encaramos todos os jogos da mesma forma com competência, dedicação e rigor, de forma a dignificarmos as cores da Academia. O objetivo foi claro - a melhor classificação possível. Ao estarmos numa fase final sabíamos que competiríamos contra as melhoras equipas e, por isso, tínhamos que estar no nosso melhor nível semana após semana.
EXIGÊNCIA E COMPETITIVIDADE - SUB 17
O escalão de sub-17 apresentou-se como sendo o mais elevado escalão da Academia e, por isso, foi inerente uma acrescida responsabilidade e cultura de competitividade e exigência. Não obstante, os objetivos para este escalão mantiveram-se em concordância com os da Academia: potenciarmos os nossos jogadores a nível individual e coletivo naquilo que se refere ao jogo, e proporcionarmos experiências desportivas de caráter formativo no que toca aos seus princípios e valores. O grupo era maioritariamente constituído por jogadores. que transitaram da época passada e caracterizava-se pela sua coesão, por ter um fantástico espírito de equipa, com relações de amizade que já transcendem o mundo do futebol. Grande equipa, grande família! E como não poderia deixar de ser encerramos o fim do campeonato da AFP com a nossa GALA. Decorreu no nosso auditório a V Edição Soccer Awards. Este foi, como nos anos anteriores, um momento marcante da época desportiva, em que se reúne a moldura humana que nos constitui, com direito a emoções fortes e muitas, e boas, recordações. Venha a próxima!
GALA
Decorreu no nosso auditório a V Edição Soccer Awards. Este foi, como nos anos anteriores, um momento marcante da época desportiva, em que se reúne a moldura humana que nos constitui, com direito a emoções fortes e muitas, e boas, recordações. Venha a próxima!
TORNEIOS DE VERÃO
Como é habitual, e após 2 anos de paragem, voltamos a marcar presença no torneio de verão Challenge Cup 2022, com os nossos escalões de sub-8, sub-9, sub-10, sub-12 e sub-15. Este decorreu no Algarve e pode contar com mais de 2500 jovens futebolistas, num total de mais de 120 equipas oriundas de Portugal, Espanha, Canadá, Noruega e África do Sul. Foi uma semana de diversão, entre jogos, meias finais, finais, praia, piscina e diversas brincadeiras onde o espírito de família foi vivido na sua plenitude entre jogadores, equipa técnica, pais e familiares. Foram dias intensos, mas gratificantes permitindo que a riqueza desta participação tenha extrapolado o capítulo desportivo para outros que são congruentes com a nossa missão e a nossa visão.
O COROAR DE UMA ÉPOCA FANTÁSTICA 21/22
A época chegou ao fim e, com ela, vem uma e outra vez o sentimento de dever cumprido. A Academia continua fiel a si própria e continua a adotar uma postura e forma de estar no Futebol vão de encontro aos princípios éticos da formação e, por isso, optamos por não partilhar os nossos resultados desportivos. Não obstante, não podemos deixar passar em claro quando um esforço comum resulta em feitos tão nobres quanto os seus intervenientes. Assim, queremos parabenizar os nossos escalões SUB 12 e SUB 9 por se terem sagrado campeões das Divisões de Honra e 1ª Divisão da AFP, respetivamente, assim como a nossa equipa feminina por. Se ter sagrado vice-campeã da Liga Feminina da AFP e campeã Nacional da Festa de Futebol Feminino da FPF. Também evidenciar todos os nossos treinadores que completaram mais uma etapa na sua formação enquanto treinadores e a nossa Coordenadora Liliana Dinis que pelo segundo ano consecutivo continua no cargo de Selecionador de Futebol Feminino da AFP. Para terminar um agradecimento especial aos coordenadores treinadores, fisioterapeutas e estagiários que contribuem diariamente para o crescimento sustentado da Academia assim como tem um papel primordial na formação dos nossos jogadores e no sucesso da Academia. Um bem-haja a todos vós!
UM ESPECIAL OBRIGADO A TODOS OS NOSSOS TREINADORES
Sofia Abreu / Liliana Dinis / Henrique Silva / Sérgio Pinto / António Simões / Dinando Costa / João Guedes / Bruno Machado / Diogo Mendes / Rita Pinto / Nuno Costa / Gonçalo Leão / Bernardo Laia / Gonçalo Pinto / Rafael
Testemhunhos:
Ramiro Bernardo - SUB 8
Eu acho que o torneio do Algarve foi positivo. Para começar eu gostei da viagem para o Algarve porque nós tivemos paragens e compramos coisas, comemos bolo, tivemos com os nossos amigos de Sub9. Falamos, brincamos comemos, vimos filmes, foi muito bom. Eu acho que o resto da equipa de Sub9 gostou também. O Hotel onde ficamos chamava-se Vitória. Eu adorei o Hotel porque era gigante! Parecia um mini-apartamento! Tinha uma televisão, uma cama de o tamanho da cama dos meus Pais (grande, mesmo grande). Havia um sofá-cama, uma cozinha para nós e uma mesa de jantar.
O torneio foi incrível, eu adorei ir de um lado para o outro com os amigos. Nós jogamos, nós marcamos, foi muito fixe. Eu gostei de jogar com as outras equipas, foi difícil, foi duro, deram muitos cacetes.
Nós aprendemos que não é preciso gritar para comunicar e que para saber ganhar temos de saber perder, não é só celebrar. Nós evoluímos muito, estamos a jogar muito melhor do que no último ano. Estamos a ganhar mais, estamos a perder menos.
A comida era deliciosa. E o regresso também foi bom. Eu falei com os amigos, joguei com o tablet do Fernando, falei com ele, estivemos a brincar. Paramos e compramos coisas. Eu adorei tudo!
Ricardo Santos - SUB 12
A minha experiência no TORNEIO CHALENGE CUP 2022
Gostaria de deixar aqui um pouco da minha opinião, da minha experiência ou do que foi para mim o Torneio Challenge Cup. Opinião esta que acredito ter sido muito semelhante a de muitos colegas que partilharam as mesmas emoções comigo.
Quando ainda hoje se fala no “Torneio Challenge Cup”, a primeira sensação que vem em mim é de alegria, de diversão, de brincadeira, de união. Assim, posso mesmo afirmar que o Torneio foi maravilhoso e inesquecível.
Esta aventura começa no dia de saída do Clip, na hora da concentração, na hora de chegada dos autocarros e vai-se desdobrando com o divertimento da viajem, com colegas e misteres, até à chegada ao Hotel. A partir deste momento a diversão e a união passa a ser ainda mais notória e melhor, com o início dos jogos, com os momentos de brincadeiras como a ida ao “Slide & Splash”.
Embora sempre felizes e divertidos, nunca nos esquecemos dos nossos deveres, das regras que nos eram transmitidas, das horas e importância das refeições e do descanso. Havia tempo para tudo, e sempre nos sentimos seguros porque eramos acompanhados por pessoas incríveis que estavam ali para nós, para nos atender, para nos ensinar e ao mesmo tempo para se divertirem connnosco, sim … os nossos Misters, que muito fizeram e continuam a dar o seu melhor para e por nós. E que paciência tem eles!
São tantas coisas boas e positivas que daria um texto para várias páginas, mas tenho mesmo que ser breve.
Umas das boas memórias que guardo foi quando no Hotel fizemos um mini “The Voice” com vários participantes a improvisarem músicas, enfim, uma experiência fabulosa, não só da minha parte mas da parte de todos, onde se vê uma verdadeira união, uma equipa em vários sentidos. Momentos memoráveis entre colegas, misters e pais que serão sempre lembramos.
E fica já a vontade do próximo.
Um muito obrigado a Academia do CLIP por tornar estes sonhos possíveis!
Joana Senra - SUB 14
No ano passado, mais uma vez, vivi a experiência de ser convocada para a seleção distrital do Porto (AFP). Para além de ser uma experiência muito enriquecedora como jogadora de futebol, sinto que, é uma forma de evoluir, também, enquanto pessoa.
Em termos futebolísticos a experiência traz-me o contacto com as mais variadas formas de jogar e de estar no futebol, que me permite ampliar os meus conhecimentos. Todos os momentos foram importantes para que eu crescesse e prespetivasse o futebol de uma maneira diferente.
A nível pessoal contribuiu positivamente para as minhas ligações pessoais com algumas jogadoras, o que, também, de alguma forma, é benéfico para a união da equipa.
A equipa esteve presente em dois torneios, um em Coimbra e outro em Bragança.
Nestes torneios trabalhamos, principalmente, o saber estar enquanto equipa. Este é ponto fundamental do futebol, ajudando na união entre todas, pois só assim é que conseguiriamos obter bons resultados. Sempre com o lema essencial para que tudo corresse bem “Máxima liberdade, máxima responsabilidade”.
Concluindo, esta experiência é importante para a minha evolução e para obter novos conhecimentos sobre o mundo do futebol.
Maria Cruz - SUB 15
Foi com muita felicidade e surpresa que recebi a convocatoria para a seleção. E um reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver, com ajuda dos meus treinadores colegas e pais,pois sem eles nada disto era possível.
Para além do orgulho, da experiência fantástica de poder estagiar na cidade do futebol, o facto de conhecer outras jogadoras e outras realidades faz com que vá aprendendo mais um pouco e que tenha possibilidade de continuar a evoluir ainda mais depressa. Para além do reconhecimento, esta questao da aprendizagem é talvez o que de mais importante encontro nesta oportunidade que tenho tido nestes últimos anos.
Rita Melo - SUB 15
O ano passado tive uma experiência fantástica que foi jogar na seleção nacional de futebol feminino sub 16. A primeira vez que fui convocada estava cheia de medo porque não sabia o que ia encontrar. Logo nesse primeiro estágio encontrei um grupo espetacular em que muitas estavam na mesma situação que eu (de primeira internacionalização) e por isso acabou por ser mais fácil a minha integração.
Acho que ao longo do ano criámos um grupo muito forte, com bastante união entre todas. Apesar de todas querermos ser titulares ninguém fica chateada quando vai para o banco, porque todas pensamos apenas no coletivo e Portugal ganhar.
A época passada consegui jogar 9 jogos e dos que eu mais gostei foi contra a Alemanha. A Alemanha é uma das 5 melhores seleções do ranking feminino e nós conseguimos ganhar por 2-0 e Portugal nunca tinha conseguido ganhar. Foi um jogo que me correu muito bem, acordei de manhã muito motivada e o jogo correu bem.
Durante os estágios, normalmente temos atividades de equipa, por exemplo passeios, dança, canto, entre outros. Lembro-me de uma mais recente, já nesta época, que era cada grupo escolhia uma música e tinha de fazer a coreografia da mesma. O meu grupo escolheu a música do Panda e os Caricas “Sou uma taça” e foi um momento muito engraçado. Relembro-me bem desse momento, pois no final o nosso grupo ganhou.
Ao longo de toda a época fui sempre apoiada pelo Clip quer em termos de treino e recuperação quer na liberdade que me deram para eu poder jogar pela seleção. Para além disso, os treinadores viam os meus jogos e depois diziam o que é que eu tinha feito bem e mal e ajudaram-me a melhorar.
Guilherme Almeida - SUB 17
A academia, para mim, não se cinge apenas a uma estrutura desportiva, mas a toda uma panóplia de valores que são incutidos pelo exemplo dos treinadores e dos jogadores que já aqui ingressaram há algum tempo, estando mais familiarizados com o que realmente significa pertencer a esta casa.
Iniciei o meu percurso em 2018, na qualidade de jogador de futebol de 7 dos sub-12, e neste clube permaneço até então. Ao nível desportivo, a academia proporcionou-me excelentes experiências, a competitividade que procurava e momentos de realização enquanto jogador.
Como considero, em concordância com a academia, que a vertente desportiva não é tudo, queria realçar a primazia que, na Academia de Futebol CLP - CLIP Teams, se dá aos objetivos coletivos, em relação às glórias individuais, o que evidencia o facto de a união ser um dos grandes alicerces desta academia. Adicionalmente, a solidariedade, a entreajuda, o companheirismo são ideias que vão sendo cultivadas nos atletas para que estes não se esqueçam do que realmente tem importância. O clube tem, também, muito em conta a evolução dos seus atletas enquanto pessoas e o fomento da criação e do estreitamento de laços entre jogadores e treinadores, preparando várias atividades lúdicas que, sem dúvida, têm consequências positivas dentro das quatro linhas. Assim, é motivado um ótimo ambiente nos balneários, nos treinos, nos jogos, nos convívios em equipa, etc.
Efetivamente, devo muito à academia pelos momentos de notório divertimento, de felicidade e de aprendizagem vividos juntamente com os meus colegas. Este clube marcou/marca o meu crescimento pessoal e trouxe-me grandes amizades que guardarei para a vida, pelo que estou muito grato.
Deste modo, concluo manifestando o meu prazer em poder pertencer a esta academia, que desempenha um papel fundamental na vida de tantos atletas e, acima de tudo, de tantas pessoas.
Raquel Almeida - Mãe da Academia
No decorrer de uma semana de trabalho e totalmente absorvidos pela logística complexa que a nossa vida apresenta, os pais sentem-se responsáveis por garantir que os jovens atletas assumam uma postura séria e encarem os treinos com o devido compromisso, evitando, a todo o custo, que não compareçam aos mesmos. Tarefa fácil? Nada mesmo, principalmente porque nos sentimos igualmente incumbidos de assegurar um bom desempenho académico dos nossos filhos, estando certos de que estão a realizar as suas tarefas escolares diárias, aprendendo a gerir o pouco tempo livre que têm e, deste modo, a crescerem também em termos de maturidade. Quando chove muito? Ainda pior!!! A quem não ocorre o pensamento de que as nuvens estão mesmo muito carregadas e de que os meninos vão acabar por apanhar uma pneumonia, como resultado daquela gripe mal curada e que eles insistem já estar ultrapassada somente pelo gosto de jogarem à bola?
Até que o sábado bate à porta (às vezes bem cedo!) e lá vamos nós, apoiantes incondicionais, torcer pela nossa academia, tentando sempre acalmar os ânimos dos campeões que garantem ter borboletas na barriga, nos momentos que antecedem os jogos mais importantes. E então aí, encontramos rostos bem familiares, equipa técnica e outros pais, pessoas que já fazem parte das nossas vidas porque, juntos, temos vivido momentos muito especiais. E é nesse preciso momento que nos esquecemos da chuva, da tosse, das birras de fim do dia, da falta de tempo, da correria louca de toda a semana. É também nestes momentos que sentimos que pais e treinadores estão realmente juntos nesta jornada e que todos os dias, no relvado, os nossos filhos estão acompanhados por pessoas incríveis que também se interessam pelos seus sucessos académicos, que também sentem borboletas na barriga nos jogos mais difíceis e que também cuidam deles nos dias de chuva…
É desta missão de educadores que a Academia Clip se alimenta, fazendo jus ao verdadeiro significado da palavra equipa. Sempre unidos, a lutar por e para todos, quer em dias em que a vitória deu origem a gritos de euforia, quer em todos aqueles momentos em que o adversário foi visivelmente superior e nos deu, por isso mesmo, uma lição: a superação!
Em nome de todos os pais que se superam diariamente, agradeço a todos os treinadores por fazerem os nossos filhos acreditar que têm o mundo a seus pés!
